terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

3º DOMINGO DA QUARESMA - Ano C




Refletindo o Evangelho do Domingo

Pe. Thomaz Hughes, SVD



TERCEIRO DOMINGO DA QUARESMA - Ano C
Lc 13,1-9
"Se vocês não se converterem, vão morrer todos do mesmo modo"
Oração do dia
Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
13,1 Neste mesmo tempo contavam alguns o que tinha acontecido a certos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. 
2 Jesus toma a palavra e lhes pergunta: "Pensais vós que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo? 
3 Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo. 
4 Ou cuidais que aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os demais habitantes de Jerusalém? 
5 Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo". 
6 Disse-lhes também esta comparação: "Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou". 
7 Disse ao viticultor: 'Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno?' 
8 Mas o viticultor respondeu: 'Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo. 
9 Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás'". 
- Palavra da Salvação.



Essa passagem somente se encontra no Evangelho de Lucas; e, ensina os discípulos que Jesus é compassivo com as falhas, fraquezas e limitações humanas, mas que também tem exigências para quem quer segui-Lo. Ele nos convida à conversão, antes que seja tarde demais!

O trecho começa com o relato feito por algumas pessoas, referente a um fato ocorrido em Jerusalém, quando Pilatos matou um grupo de galileus durante o sacrifício no Templo (não temos informações sobre esse acontecimento de outras fontes). Na época, sofrer desgraças como doença, pobreza ou morte prematura, era visto como castigo de Deus por ser pecador. Podemos lembrar a pergunta feita a Jesus, sobre o homem cego de nascença, no Evangelho de João: “Os discípulos perguntaram: Mestre, quem foi que pecou, para que ele nascesse cego? Foi ele ou os pais dele?” (Jo 9, 2). É a “Teologia da Retribuição”, onde Deus premia ou castiga segundo os méritos da pessoa, ou melhor, segundo o que o sistema vigente entende por mérito. Assim, se anula a gratuidade e a bondade misericordiosa de Deus, e os excluídos da sociedade são vistos como culpados do seu próprio sofrimento. Infelizmente, essa teologia, tão anti-evangélica, está muito presente hoje, por exemplo quando a prática religiosa, ou o dízimo, se entendem como “investimento” para receber retornos de Deus. É claro que também essa teologia funcionava, e funciona, em favor da elite dominante, pois a sua riqueza é explicada como proveniente da bênção de Deus, e não como resultado da exploração e/ou de um sistema econômico injusto, como nos demonstram muitos documentos do ensino social da Igreja. Jesus não autoriza tal interpretação, e, falando também de um outro acidente em Jerusalém que matou dezoito (v. 4), mostra que Deus não castiga assim. Esses acontecimentos trágicos podem servir para que todos pensem na insegurança da vida, e na urgência de conversão, enquanto ainda há tempo! Todos nós precisamos estar preparados para enfrentar o julgamento de Deus, através de uma vida digna de discípulos.
Os versículos 6-9 formam a parábola da figueira. Muitas vezes, as parábolas podem ter mais do que uma explicação. A parábola de hoje tem dois lados - como parábola de compaixão e como parábola de crise! Na primeira interpretação, Deus sempre dá ao pecador (simbolizado no texto pela figueira que não dava fruto) mais uma chance; assim, toca em um tema central de Lucas, que é a misericórdia e a compaixão de Deus. Na segunda interpretação, mexe com os acomodados e desligados entre os discípulos, que só “esgotam a terra” (v.7), ou seja, estão na comunidade como peso morto, sem contribuir nada a ela. Tais pessoas (nós, muitas vezes), devem converter-se para dar os frutos de uma vida do discipulado, ou correr o risco de serem cortados da vinha do Senhor!
Quaresma é um tempo oportuno para uma reflexão sobre a nossa vida cristã, como indivíduos e como participantes de uma sociedade cujas estruturas muitas vezes também não estão de acordo com a vontade de Deus. É claro que todos nós somos pecadores, e então, em permanente necessidade de conversão. A parábola nos anima diante das nossas fraquezas, pecados e tropeços na caminhada, pois Deus é compassivo, e Jesus sempre nos convida a voltar ao bom caminho. Do outro lado, a Quaresma também deve nos estimular para que busquemos na verdade os caminhos de conversão, descobrindo onde e como somos “figueiras sem frutos”, buscando o “adubo” (v. 8) da oração, da Palavra de Deus, dos sacramentos, da Campanha da Fraternidade, para que voltemos a produzir os frutos devidos a verdadeiros/as discípulos/as de Jesus.


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